Esta é para os ciumentos de plantão, que precisam saber se o contato está online, mesmo figurando como off-line na lista, é possível sim, saber se o contato está on-line. Primeiramente temos que descobrir qual é o tipo de conexão que ele usa. E para obter esta informação, é super fácil. Usando um pouquinho de Engenharia Social, claro.
Como descobrir se o contato está on-line?
• Durante a conversa no MSN, fale para ela que a conversa está demorando para aparecer, se é porque ele tem conexão discada.
Se a pessoa responder que sim, que ela tem conexão discada, então sabemos que a cada vez que ele se conecta, usará um número de IP diferente. Se ela retrucar, e disser que tem banda larga (Speedy, da Telefônica, por exemplo, ou a sigla ADSL), então sabemos que o número de IP pode ser fixo ou variável. Guarde esta informação (sobre o tipo de conexão).
O objetivo deste item é descobrir qual o tipo de conexão que a pessoa está usando, se é banda larga, acesso discado, lan house ou em alguma empresa.
• A seguir peça para a pessoa te enviar um arquivo qualquer pelo MSN, pode ser uma foto, um arquivo com algum poema dele, etc. Qualquer um serve. A pessoa tentará enviar direto pela opção 'Enviar arquivos' do MSN. Quando aparecer o aviso para você, espere alguns segundos e clique em 'Cancelar'. É isto mesmo, clique em 'Recusar'. Não aceite o arquivo. Fale para seu contato que aconteceu algum problema e você não conseguiu receber o arquivo. Peça para ela enviar o arquivo por e-mail para você.
O objetivo do envio do e-mail da pessoa para você é para que você possa descobrir facilmente qual é o IP que ela está usando neste momento.
Peça para a pessoa enviar o arquivo como anexo em um e-mail para você.
Ao receber o e-mail, abra ele, e peça para exibir o cabeçalho do e-mail. Esta é a informação importante que buscamos. Certamente a pessoa enviou através do Hotmail, especialmente pela facilidade de ter o MSN aberto e com você on-line conversando. Guarde o número do IP da pessoa (número parecido com 200.215.14.2 - quatro seqüências de números separados por pontos).
Se a pessoa te enviar a partir de um software de correio, como o Outlook, bingo, você acabou de obter o numero de IP da pessoa.
• Se a pessoa te enviou o arquivo em anexo através de um aplicativo de webmail, como o Hotmail, BOL, GMail, etc, o numero que você tem em mãos na verdade é do servidor, e isto não vale muito por enquanto...
Vamos convencer a pessoa a entregar o seu numero de IP.
Fale para ela sobre a possibilidade de melhorar a sua conexão através de comandos que ele mesmo deve executar. Peca para a pessoa executar o comando TRACERT WWW.UOL.COM.BR tudo em letras minúsculas no Prompt de Comandos. E pergunte a ela qual é o numero que aparece para ela na primeira linha entre colchetes (algo como [200.210.14.23] por exemplo). Peca para ela informar os números que estão na segunda, terceira linha, e assim por diante. Mas isto é apenas enrolacão, pois o primeiro numero já é suficiente.
O objetivo do comando TRACERT é traçar um caminho entre o computador e um determinado website. No caso, o primeiro numero que aparece é justamente o numero de IP da pessoa.
• Sabendo o numero de IP da pessoa e que ela possui conexão de banda larga com numero fixo (ou então uma conexão de banda larga no seu serviço), podemos usar o comando PING –T numero_de_IP para descobrir se ela esta on-line ou não. Este comando pode ser executado no Prompt de Comandos ou no Iniciar/Executar. Quando aparece `Request timeout` ou `Tempo de conexão expirado`, significa que o computador que possui este número de IP não esta ligado.
• Ao aparecer algum número informando um tempo em milissegundos, significa que o computador esta ligando e operando. Mesmo que a pessoa esteja offline no MSN, o comando PING comprova que ela esta on-line.
• Se a pessoa possui conexão discada ou conexão através de um número de IP não fixo, então devemos nos lembrar que as classes de IPs seguem determinadas regras. Se durante a obtenção do número do IP da pessoa, descobrimos que ela tem conexão discada e estava com o número 200.231.4.34, significa que ela pode estar conectada em 200.231.4.3, ou 200.231.4.4, ou 200.231.4.5, ou 200.231.4.6, ou 200.231.4.7, e assim por diante. Ela provavelmente não estará no 200.231.4.0 porque este número normalmente e usado pelo servidor/roteador, bem como o 200.231.4.1 e o 200.231.4.2. Provavelmente ela não estará no número 200.231.4.255 pois este e o limite da classe, reservado para cascateamento.
• Portanto, use o comando PING –T acompanhado dos números da classe de IP da pessoa. O grande problema e que podemos achar computadores on line que não seja da pessoa que desejamos. Para tal ação, existem aplicativos como o RedButton que tem a finalidade de descobrir o sistema operacional do destino e a senha do compartilhamento padrão remoto. Com um pouco mais de persistência, poderíamos entrar nos computadores que estão on-line para descobrirmos se o micro da pessoa que estamos atrás esta ou não esta conectado naquele momento. Investigação forense... eu adoro isto. Mas claro que não será aqui que você encontrara este tipo de informação. Estude e pesquise.
• E se lá no começo você descobriu que a pessoa estava em uma lan house, desista... Vai ser praticamente impossível encontrar esta pessoa novamente online no mesmo computador em que teclou a primeira conversa com você. Se tiver o número de celular dele, e quiser tentar fazer triangulação entre as antenas para localizar a sua posição real instantânea... mas isto já é outra história, quem sabe um dia coloque por aqui uma postagem relacionada.